terça-feira, 29 de maio de 2012

Direito de resposta mas com mentiras

Para nós a história acaba aqui, como equipa e associação, irá continuar noutro local de direito, onde este senhor que foi o principal causador disto tudo irá responder. Como sua defesa apenas consegue enviar uma resposta á noticia publicada... na Rede Reglonal cheia de mentiras. Seria melhor que apenas tivesse enviado um pedido de desculpas á nossa equipa e principalmente ao Carnaxide, ai sim teria sido um grande homem o que não soube ser com aqueles actos todos que praticou no nosso campo. Mais uma vez apenas 3 ou 4 elementos do Carnaxide se portaram mal, nunca se disse nem dirá que as pessoas de carnaxide são isto ou aquilo, há pessoas boas e más em todos os lados só isso.



PUBLICADO NA REDE REGIONAL
O árbitro do jogo de futebol entre o Almoster e o Carnaxide, a contar para o campeonato nacional da Fundação Inatel, acabou a tarde de domingo no posto da GNR de Santarém, onde apresentou uma queixa-crime por ameaças e injúrias contra o jogador do Carnaxide Nuno Andrade. O mesmo futebolista agrediu ainda a soco um elemento do público, que foi assistido no Hospital de Santarém.


Como o rede regional referiu num artigo publicado este domingo, as cenas de violência ocorreram ao intervalo da partida, que o Almoster vencia por 2-0. Segundo o presidente da equipa do concelho de Santarém, José Manuel Brito, os problemas começaram após um jogador do Carnaxide ter sido expulso por palavras dirigidas à equipa de arbitragem, já no acesso aos balneários. Alguns colegas de equipa não gostaram e foram pedir satisfações ao árbitro, tendo sido nesta altura que se formou uma enorme confusão, com alguns empurrões de parte a parte, que envolveu jogadores e dirigentes de ambas as equipas e o trio de arbitragem.

“Estamos a falar de três ou quatro elementos que tiveram um comportamento menos correcto, e não de toda a equipa do Carnaxide, da qual muitos elementos ajudaram a serenar os ânimos”, explicou à Rede Regional José Manuel Brito, lamentando os incidentes que mancharam esta partida dos quartos de final da prova. “Nada fazia prever este desfecho porque não houve problema nenhum durante a primeira parte”, afirmou o presidente, acrescentando que o delegado ao jogo do Almoster acabou também agredido num olho e vai apresentar queixa.

O árbitro, Joaquim Messias, de Évora, acabou por fechar-se dentro do balneário, deu o jogo por terminado considerando não estarem reunidas as condições de segurança para realizar a segunda parte, e mandou chamar a GNR. Entretanto, o mesmo elemento do Carnaxide, Nuno Andrade, voltou à zona do público, onde decorria também uma acesa troca de palavras entre apoiantes das duas equipas, e acabou por agredir a soco um espectador, que acabou com os óculos partidos.
O visado relatou à Rede Regional que só reagiu após ter sido provocado, e fê-lo para defender a honra da sua esposa. “Depois de sabermos que o jogo tinha terminado, antes de tomar banho, fui (…) falar com a minha mulher. A mulher de um colega meu chorava, pelos insultos e ameaças que elas tinham ouvido. (…) Mantive-me calmo e voltei ao balneário. Nesse caminho sou insultado por um adepto. (…) Tentei reagir, é verdade, continuei a ser insultado, mas com a ajuda dos meus colegas acalmei-me e continuei. A chegar á entrada do balneário, olho para trás e vejo a mesma pessoa a dirigir-se ás mulheres, mais especificamente á minha, primeiro por palavras e depois ao levantar-se e dirigir-se a elas. Eu tive de reagir e defendê-la. Voltei atrás, questionei a pessoa porque o estava a fazer e como apenas ouvi mais confrontação e insultos, reagi. Aí sim agredi essa pessoa, por estas razões”, descreve.

Nuno Andrade, de branco, foi acalmado por outros jogadores
O jogador do Carnaxide nega qualquer injúria ou ofensa árbitro, a quem culpa de ter tido uma conduta “tendenciosa” e “de superioridade”, que provocou a indignação dos jogadores da equipa visitante. “Foi na sequência disso que o jogador que foi insultado, de dentro da cabine, disse ao árbitro, claramente exaltado, “a culpa disto tudo é tua”, "só fizeste m.....", relata Nuno Andrade, que acrescenta que

Ainda segundo Nuno Andrade, “foi a partir desta expressão que mais calmos dentro do balneário, chega a informação de que este jogador se encontra expulso. Os nervos vieram outra vez ao de cima e ele foi á cabine do árbitro, indignado, perguntar porque tinha sido expulso, quando foi provocado e ele viu. O árbitro, ao responder com expressão de superioridade e gozo, que não tinha que dizer nada, provocou uma resposta mais violenta. Um árbitro, num jogo de futebol, não é um deus. Falha. E Muito. Como todos os intervenientes. Por isso mesmo tem de ter uma postura de humildade, justiça e aproximação em relação aos jogadores”, frisou Nuno Andrade garantindo nunca ter sido identificado pela patrulha da GNR.

Já sobre a agressão a Nuno Roque, delegado do Almoster, o jogador de Carnaxide diz que foi ele o responsável pelas provocações. "Ainda estávamos a entrar, quando um dirigente do Almoster (n.d.r. Nuno Roque) tenta entrar pelo nosso balneário a apontar o dedo e insultar um jogador nosso. Ainda consegue chegar a entrar até meio da porta, mas para própria segurança dele foi empurrado para trás. (...) Como a reação da parte dele, á tentativa de o responsabilizar pelo sucedido foram insultos e gozação, originou a que fosse agredido", justificou.

Ouvido pelo nosso jornal, Nuno Roque não quis entrar em polémicas, confirmando apenas que foi agredido e teve de receber assistência hospitalar à vista no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e que vai mesmo avançar com queixa-crime sobre o sucedido.

O Rede Regional sabe que o assunto está ainda a ser analisado pela comissão disciplinar e que António Rola, ex-árbitro internacional e actual coordenador da arbitragem da Fundação Inatel, assistiu a tudo o que se passou no jogo junto à cabine da equipa de arbitragem. A decisão final poderá ser conhecida já esta terça-feira.

Sem comentários: