quinta-feira, 10 de junho de 2010

Noticia Correio do Ribatejo 11/06/10

“Tu outra vez?!”

almoster final site

Não consta que tenham os filhos na mesma escola ou, tão-pouco, que partilhem o mesmo prédio. Contudo, tendo em conta as vezes que, no curto espaço de um ano, já se cruzaram dentro das quatro linhas, já não haverá fintas, remates ou meros tiques faciais dos jogadores de uma equipa que constituam segredo para os da outra. A maioria deles, proveniente de outros países, não terá mesmo tido oportunidade de, neste período, privar em tantas ocasiões com os próprios familiares. Eles conhecem-se como a palma das suas mãos: Almoster e Azambujeira reencontrar-se-ão no próximo domingo pela quinta (!) vez esta época, e logo no mais grandioso dos desafios. A final nacional da Taça Fundação do INATEL.

O desafio decisivo assinalará um inédito embate entre duas formações do mesmo distrito, marco que atesta na perfeição o nível do futebol praticado em Santarém. A ocasião servirá, igualmente, para desempatar esta competição privada entre as duas instituições, que, para já, esta temporada, se cifra numa vitória para cada lado e em dois empates (embora, num destes, a Azambujeira se tenha superiorizado no desempate através de grandes penalidades).

O principal destaque das meias-finais vai direitinho para a Associação Recreativa e Cultural da Freguesia de Almoster, que se deslocou a Santa Maria da Feira para defrontar um emblema que, rezam os arquivos locais, não era derrotado no seu reduto há aproximadamente uma década. Neste encontro, a turma da pequena freguesia do concelho de Santarém amparou-se no brio do seu capitão, um número 10 que brindou os nortenhos com um verdadeiro… (h)Inácio ao futebol. A exibição portentosa de Dário Inácio, que disputa a vigésima quarta (!) temporada ao serviço do emblema da terra natal, foi determinante para contrariar aquela que, no entender dos responsáveis ribatejanos, foi uma arbitragem lastimável. No entanto, as alas para a História foram abertas concretamente por Wilson Martins(Quaresma), com um tento determinante à passagem da hora de jogo.

Agora, no desafio crucial, o Almoster vê-se a braços com um invulgar chorrilho de lesões e castigos, que levou mesmo, nesta fase nacional, a que o central Hélder Rodrigues encomendasse luvas de guardião à sua medida. Catorze é o número de atletas à disposição do técnico Vítor Rodrigues.

No outro encontro, realizado em Lisboa, a Azambujeira decorou na perfeição o seu papel de favorito e encantou a plateia com deixas de sonho, fechando a peça com um dramático 2-1 diante do Bairro Argentina. Dani e Kevin foram os actores principais, ornamentando o marcador (como tem sido seu timbre, aliás) com a carregada maquilhagem do golo.

Agora, no próximo domingo, pelas 11h00, no Estádio 1º de Maio, dá-se o derradeiro tira-teimas. Azambujeira ou Almoster? Santarém, certamente.

Sérgio Fernandes

1 comentário:

Telminho disse...

Carrega Santarém!!...
Parabens e boa sorte aos dois finalistas...e também a todos os intervenientes que ja ficaram pelo caminho,principalmente os de Santarém..:)!